segunda-feira, maio 03, 2010

Financedesktop – Substituto nacional para o MS Money

Já faz alguns meses que estou utilizando o Finance Desktop para organizar e planejar meu orçamento de casa. E posso dizer que o programa é bem simples, direto, fácil de usar, tem relatórios interessantes e importa seus extrato em formato OFC e OFX sem problemas.

Ele tem o básico: movimentação da conta, contas a pagar e contas a receber. Com isso você consegue fazer previsões de gastos para os próximos meses e planejar para onde vai o seu rico dinheirinho.
Além dessas funções básicas ele ainda tem um módulo de importação de dados configurável. Explico: a primeira vez que você importar, vamos dizer, uma arquivo OFX uma janela é aberta onde você pode inserir classificações automáticas. Por exemplo, digamos que você sempre compre na padaria JOAQUIM. Você pode inserir uma regra para que sempre que a palavra JOAQUIM vier em uma transação de débito o programa automaticamente a inclua na categoria ALIMENTAÇÃO >> SUPERMERCADO, e ainda utilize o centro de custos GASTOS FIXOS MENSAIS. Pronto, sempre que você importar novos arquivos OFX esse débito será automaticamente classificado.

Alias os centros de custo são uma ótima ferramenta para controlar coisas como contas que podem ser descontadas do imposto de renda. Basta criar um novo centro de custo (IR por exemplo) e classificar os seus pagamentos (médicos, previdência privada, etc.) com ele. No final do ano basta tirar um relatório analítico de todos os itens desse centro de custo para ver se o montante é interessante para a declaração completa ou se é melhor ficar com o desconto simplificado.
O programa também controla investimentos e carteira de ações. Mas ainda não me aventurei nestes módulos. Ele é configurável e até certo ponto flexível, além de ser de graça com a opção de backup online pago.

Aparentemente ele importa arquivos do Microsoft Money, mas não tive oportunidade de testar essa funcionalidade. Recentemente a empresa disponibilizou uma versão mobile que funciona direto do pendrive.
E você ainda pode votar na funcionalidade que os desenvolvedores devem trabalhar no futuro na página roadmap. Atualmente o item que tem mais votos é para melhorar o gerenciamento do cartão de crédito como taxas e encargos por atraso. Eu votei no “Saldo Futuro” que para mim é bem mais útil :) .
Para utilizar o sistema é necessário um usuário e senha cadastrados no site do sistema.
Uma boa dica para quem ainda se perde naquelas intermináveis planilhas do Excel.
Abraços.

Nenhum comentário: