terça-feira, setembro 22, 2009

Cobian Backup é free mas é profissional!

Estas últimas semanas estou utilizando um ótimo software chamado Cobian Backup para fazer backup de arquivos. Backups reais e com qualidade de software pago (e caro!). Ele Suporta backups completos, incrementais ou diferenciais. Calma, eu já explico!

Criado por Luis Cobian, um russo que vive hoje na Suécia, e escrito basicamente em Delphi o Cobian Backup já está na sua versão 9. Ele é um software bem estabelecido, testado e completo. Suporta agendamento de backups, compactação nos formatos ZIP e 7-ZIP (Recomendado!), copia sem compactação, backups separados por data, copia de sombra (para copiar arquivos em uso) entre outras inúmeras funcionalidades.

Antes que eu me esqueça, você pode fazer o backup direto da última versão neste link.

Não vou fazer mais um tutorial de como fazer um backup no Cobian, existem vários bons tutoriais na web como este, este, este outro e mais este! Todos a um google de distância. Em vez disso vou contar como eu faço os meus backups com ele.

image

Eu costumo ter duas tarefas de backup: Um backup diferencial e compactado dos meus arquivos comuns (.doc, .xls, txt, etc). E outra tarefa de backup incremental, sempre para a mesma pasta, sem compactação dos meus arquivos de mídia (músicas, vídeos, fotos) porque eles já são compactados por natureza.

O que é completo, diferencial e incremental? Digamos que você tenha 20 arquivos para fazer backup e que você faz backup toda segunda-feira. O primeiro backup sempre é um backup completo de todos os arquivo independente do modo escolhido, portanto na primeira segunda-feira você tem um backup contendo 20 arquivos.

Uma semana se passou e você criou mais 3 arquivos que somados aos 20 originais dão um total de 23 arquivos. Você também alterou 5 dos 20 arquivos originais. Como ficam os backups dependendo do tipo no segunda semana de backup?

  • Se o segundo backup for completo ele irá conter todos os 23 arquivos (20 originais + 3 novos) e será um arquivo/pasta maior que o original.
  • Se ele for incremental ele irá conter apenas os arquivos alterados desde o último backup (5) mais os 3 novos arquivos, totalizando 8.
  • Se ele for diferencial ele irá conter os arquivos alterados e adicionados desde o último backup completo, e está é a grande diferença para o incremental. Então ele também teria 5+3=8 arquivos.

Mais uma semana se passou e você apenas adicionou 2 arquivos e não alterou nenhum arquivo antigo. Como ficam os arquivos nos diferentes tipos de backups agora?

  • Se ele for completo sempre são copiados todos arquivos. Então seria 20 + 3 + 2  totalizando 25 arquivos.
  • Se ele for incremental ele irá conter os arquivos alterados desde o último backup (0) mais os 2 novos arquivos, totalizando 2.
  • Se ele for diferencial ele irá conter os arquivos alterados e adicionados desde o último backup completo, e está é (novamente) a grande diferença para o incremental. Então ele também teria 5+3+2=10 arquivos.

Quais as vantagens do backup diferencial para mim?

  • O backup original (completo) compactado todos os meus arquivos. Eu costumo alterar poucos arquivos e por isso fazer um backup completo toda vez ia levar um tempo desnecessário e ocupar espaço a toa.
  • Fica mais fácil de recuperar. Basta descompactar o backup completo e o último backup diferencial. Pronto! Se o último diferencial estiver com problemas basta pegar o penúltimo. Assim perco apenas uma semana de backup.
  • É fácil de gravar em um CD ou DVD os backups incrementais.
  • É interessante manter o histórico dos documentos antigos para caso seja necessário voltar a uma versão anterior.
  • Backups incrementais ocupam ainda menos espaço mas são piores para recuperar. Pois você terá que descompactar todos os arquivos de backup na ordem que eles foram criados.

image

Porque não compactar arquivos de mídia e gravar sempre na mesma pasta?

  • Por que não tem sentido compactar arquivos que já estão compactados como mp3, jpg, png, wmv, etc.
  • Porque você pode querer abrir seu local de destino contendo o backup e tocar as músicas, ver as fotos, etc.
  • Não tem sentido, para mim, gravar em pastas separadas por dia porque eu não quero ter diferentes versões dos meus arquivos de mídia. Eu quero TODOS meus arquivos de mídia o mais atualizado possível.

Com isso eu fecho a apresentação do programa e convido a todos para dar uma chance a ele. Acredito que seja uma boa opção de backup com um preço imbatível.

Abraços!

8 comentários:

Unknown disse...

Meu amigo Lauri
ótimo curso que esta fazendo agora, me formei nele a alguns anos. mas o que gostaria mesmo de dizer é que o texto sobre o cobian backup que você postou é bom demais, realmente como você falou existe um monte de post sobre o cobian, mas meu amigo, nenhum tão esclarecedor em relação ao tipo de backup a ser feito quanto o seu.
parabéns...
abraços
Alexandre Scotti

Vitor M.C.Neves disse...

Caro Lauri

Bom blog o seu

Uma correção: o Luís não é russo
O Luís é cubano (puro como Cohiba)

Bom trabalho e um abraço português

Nardye Sena disse...

O programa é bom,mas estou tendo o seguinte problema e se puderem me ajudar agradeço.
Fiz todas as simulações que o Lauri descreveu, mas no meu caso o Cobian sempre faz o "backup completo", ou seja, apesar de eu atualizar alguns arquivos e inserir novos arquivos na pasta que faço o backup o programa sempre copia TODOS os arquivos.
Ele sempre copia todos os arquivos,independente da forma que seleciono (backup diferencial ou incremental).
Pode ser algum problema,mas não sei identificar.

L. P. Laux disse...

Nardye, sempre que você iniciar um backup a primeira execução é sempre um backup completo. Isso serve como base para o programa saber o que foi alterado daquele ponto em diante e para que vc nunca perca nenhum arquivo. Já a partir da segunda execução do MESMO backup o programa vai respeitar o tipo (incremental ou diferencial). Qualquer dúvida adicional pode perguntar. Abraços e obrigado pela visita.

Nardye Sena disse...

Justamente amigo, fiz o primeiro backup, depois fiz as alterações que voce exemplificou (alteração e depois inclusão de novos arquivos) e depois fiz o segundo backup configurando para "incremental" e repeti a operação com a opção "diferencial",mas ele não está respeitando essas opções e sempre faz backup de todos os arquivos, como se fosse o primeiro backup completo.
Já desinstalei e instalei de novo,porém ele age da mesma forma.

L. P. Laux disse...

Me mande uma cópia das telas (screenshot) das suas configurações de backup no meu email: lauripaulo arroba gmail.com que eu tento reproduzir e te ajudar. Abraços.

Fernando Jareck disse...

Eu estava com o mesmo problema Nardye, mas resolvi fazendo o seguinte:
--> Acesse as configurações da sua "Tarefa" clicando 2x em cima dela, vá na aba "Geral" e altere o valor do campo "Cópias completas para manter". O padrão é "0" que é ilimitado, eu deixei "1".
--> E o primeiro Backup que você for realizar deixe como "Completo", e depois que realizar o primeiro backup completo altere para "Diferencial".

Aqui no meu pc estava com o mesmo problema, mas resolvi fazendo isso!

FnD_WeLL

Unknown disse...

Pessoal preciso de uma ajuda, Configurei o backup diferencial e vinha ocorrendo normalmente após a execução do completo, de um determinado dia em diante executa como diferencial mas copia todos os arquivos. alguém sabe o motivo? Mudei a quantidade de backups completos comentário do Fernando mas não resolveu.