A alguns dias atrás eu comprei um receptor de TV digital para ver alguns dos jogos mais interessantes da copa. Mas o que ocorreu foi bem diferente. Ele acabou ligado em um micro sobrando aqui no trabalho, para deleite geral da galera.
O modelo comprado foi o da incrível marca MIXLASER, modelo HTV-730. Por incrível que pareça tem até site o monstrinho. Pela bagatela de R$160,00 você pode assistir aos jogos da copa, mas com uma imagem bem, bem longe do tão sonhado Full HD.
A qualidade da imagem é sofrível, afinal transmitindo em 1seg a resolução é menor que a da TV tradicional. Aqui em Curitiba apenas a RPC (Globo) e Band tem sinal digital. Tem também uma tal de Rede Mercosul mas que, convenhamos, não conta.
Assistir aos jogos é até passável. Mas a resolução e qualidade da imagem é menor que a globo.com nas transmissões ao vivo. A única vantagem é que não consome de forma incontrolada sua conexão com a internet.
Ele vem com duas antenas: uma com um fio mais comprido para posicionar longe do micro (e as vezes é necessário), e uma antena retrátil pequena (a da foto).
É um pouco complicado de instalar a primeira vez. Basicamente você tem que executar o setup dos drivers antes de pluga-lo. Você pode fazer o download dos arquivos direto do site deles: versão 32bits e 64bits. Após instalado você pode plugar o monstrinho que tudo deve ocorrer bem.
Depois é só instalar o software de vídeo, o que vem com o CD do receptor é o BlazeDTV 6.0. Um software bem legal, mas que deve mostrar todo seu potencial apenas com um receptor Full HD. Uma pena.
O consumo de CPU do software é pequeno. Mesmo no meu jurássico Celeron Mobile de 1.5Ghz de 2006 o consumo não passa de 20% a 30%.
É isso. Não recomendo. A não ser que você esteja com crise de abstinência de jogos da copa e tenha somente esse modelo onde você mora. Minha recomendação é pagar um pouco mais e pegar um receptor Full HD.
Abraços.