Encontrar aquele documento super importante sobre gastos da familia ou aquele trabalho do colégio ou faculdade é as vezes uma tarefa árdua. Seria muito bom se tivesse um "google" no seu computador em que você pudesse digitar "trabalho" e todos os arquivos relacionados com ela fossem mostradas.
Bem, na verdade existem vários.
No Windows Vista existe um mecanismo de indexação de arquivos nativo que varre os seus documentos e cria um índice para consulta rápida. Assim se você digitar "gastos mensais" na nova barra de pesquisa do menu iniciar o Vista irá retornar todos os documentos que possuem estas palavras no seu texto, nome e nos campos de metadado. O resultado pode ser visto de forma praticamente instantêna na nova barra "iniciar". Bastante produtivo e intuitivo.
Para quem usa o XP por opção, necessidade ou porque está na onda de falar mal do Vista sem nunca te-lo usado existem várias opções, tanto da Microsoft quando de outras empresas. A Microsoft prove o Windows Desktop Search da série 3 e a nova série 4 para download gratuito. Você vai ter a mesma funcionalidade do Vista no XP. A empresa define seu produto assim:
O Windows Desktop Search (WDS) o ajuda a localizar praticamente tudo em seu computador: e-mails, compromissos do calendário, fotos, documentos e muito mais. Agora, as buscas no computador são tão rápidas e fáceis quanto as buscas na Web.
Outra ferramenta boa para indexar o conteúdo do disco é o Google Desktop Search. Isso mesmo, um Google que procura dados no seu computador, com a mesma qualidade que o seu irmão maior procura na internet. A instalação é simples e sem segredos e o programa vai indexar TODAS as pastas do seu computador. O que pode ser um problema pois a grande maioria destas pastas você não sabe para que servem e provavelmente nunca vai precisar procurar um arquivo nelas. A solução é configurar o Google Desktop como o programa da Microsoft, para que ele apenas coloque no seu indice os arquivos da sua pasta "Meus Documentos" e outras pastas de música, fotos ou vídeos que você possa ter colocado em um outro HD ou pasta.
Ao contrário dos outros produtos o Copernic apresenta uma interface própria, sem precisar recorrer ao navegador para apresentar resultados. Isso é bom porque os resultados são apresentados de uma maneira mais consistente, pelo menos para mim. Ele também possui um barra de consulta rápida que pode ficar junto a sua barra de tarefas como seus competidores. Seu defeito é não ordenar as buscas por relevância, isto é quão relevante são as palavras que você está procurando nos documentos encontrados. Sua instalação é simples e sua configuração pode ser bastante personalizada. Outro problema, ele é em inglês.
Para quem quer mais informação sobre as ferramentas de busca no desktop sugiro visitar os seguintes websites:
Windows Desktop Search
Google Desktop Seach
Copernic Desktop Search
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário