Agora sim! Estou navegando na rede 3G da VIVO aqui em Curitiba e escrevendo este post do ótimo Lifecast, uma aplicação free da AppStore. Continuando com a minha empolgação pelo novo brinquedo tem duas coisas que eu achei legal mas não sabia até comprar o telefone: como é mexer na interface e como são os aplicativos básicos de calendário, contatos e email. No post de hoje vamos nos concentrar na interface.
Interface intuitiva e natural:
A interface do iPhone é de longe o que mais marca o seu uso. Em essência o que você tem é uma versão móbile do MacOS X com multi touch. Mas o que diabos é multi touch? Resumindo muito é o seguinte. Você não usa o iPhone com uma "canetinha" como nós outros smartphones e sim a ponta dos dedos. O sistema consegue "sentir" como você toca na tela, por exemplo: para você percorrer os seus contatos você simplesmente arrasta a lista de nomes com o dedo para cima ou para baixo. Quanto mais rápido você arrastar mais rápido eles se movem fazendo que o efeito seja natural como empurrar um carrinho hotwells e ver ele andar enquanto ainda tem impulso. Mais intuitivo que isso é quase impossível.
Outro exemplo é como você amplia ou reduz fotos para visualização. Basta tocar a tela com dois dedos. Se você arrastar os dedos um para longe do outro a imagem aumenta, se aproximar os dedos a imagem fica menor. Intuitivo, simples e natural.
O iPhone tem também um acelerômetro que percebe quando você vai atende-lo e desliga a tela por exemplo. O acelerômetro é usado também em jogos (que estão ausentes a iTunes Store Brazil). Outro exemplo do uso do acelerômetro é quando você vira o telefone em "modo paisagem" e o conteúdo da tela gira acompanhando.
Digitar nele é bem mais fácil do que um teclado numérico padrão. Mas cansa depois de um tempo. Por isso posts como esse devem ser evitados :) e trocados por digitações mais curtas.
Até mais!
Posted with LifeCast
PS. Editado depois no Blogger :) porque o auto-completar o iPhone deixou algumas coisas estranhas...
sexta-feira, outubro 10, 2008
quarta-feira, outubro 08, 2008
Me rendi ao iPhone.

É realmente inacreditável o que ele é capaz de fazer e é preciso ficar com ele durante algum tempo para descobrir. E de preferência em um lugar com Wifi onde você possa navegar com ele, que é de longe a coisa mais legal do aparelhinho.
A sensação de mexer com ele foi a mesma de quando mexi a primeira vez com um Palm Pilot m100 e depois o m130 no inicio de 2000 e pouco. Algo que você começa a mexer e não para durante alguns dias até encontrar todas as opções e usar todos os aplicativos, que no caso do iPhone é complicado devido a quantidade de coisas de graça que tem disponível na Appstore da Apple a um clique de distância.
Mas vamos por ordem na minha empolgação... Durante os próximos dias vou atualizar o blog com as minhas impressões de uso do brinquedo.
Internet móvel para todos e de boa qualidade.
A navegação na internet e e-mail é a estrela do iPhone e para isso você precisa de duas coisas. Ter um Wifi na sua casa ou um pacote de dados. Eu diria que você precisa ter os dois. O primeiro para navegar sem pagar o preço salgado de uma conexão de dados e pela velocidade, além de que hoje em vários shoppings, cafés, restaurantes e aeroportos você pode usar a rede Wifi de graça.
Já ter um plano de dados é para aquelas situações em que você não tem Wifi e precisa usar o GPS (para puxar mapas) ou checar seu e-mail (com suporte a Exchange no firmware 2.1) e navegar em um ou outro site que você realmente precise. Hoje a VIVO está muito mais flexível com relação aos dados e um pacote com 90 minutos de celular e 500Mb de download sai por aproximadamente R$100,00 mensais. Perfeito para mim. Em três dias de uso moderado da rede EDGE (3G aqui em Curitiba ta complicado) consumi apenas alguns megabytes.
A qualidade do browser Safari é excelente. Os serviços do Google por exemplo (GMail, Docs, Reader) são mostrados com uma interface otimizada para o iPhone. Sites como a Amazon e o Banco do Brasil e UOL também já detectam o navegador móvel da maça e abrem com um layout "iPhone friendly", um verdadeiro show. Sites como o Orkut abrem com o mesmo layout do desktop mas são de fácil navegação pois você pode aproximar, reduzir ou se mover pela página utilzando os dedos de forma assustadoramente intuitiva. Nesse ambiente a completa falta de suporte ao Adobe Flash no navegador fica em segundo plano e pouca falta faz (pelo menos pra mim) no uso diário.
No próximo post, que pretendo escrever direto do iPhone, vou falar mais um pouco do uso e me aprofundar em dois assuntos: duração da bateria (e como economiza-la) e os aplicativos que vem junto com o aparelinho. Abraços!
quinta-feira, outubro 02, 2008
Novos clássicos da EA por R$29,90

Brothers in arms é um jogo de tiro em primeira pessoa, os famosos "First Person Shooters", mas com a possibilidade de você comandar seus companheiros de esquadrão. Você pode dar ordens para que seus companheiros atirem em uma posição inimiga para forças eles a se protegerem (Suppression fire - não tenho certeza de como traduzir isso :) ). Outras ordem são de mover-se para um local, se proteger ou atacar e tomar uma posição.
Mas um ótimo jogo por um preço ótimo.
Assinar:
Postagens (Atom)