quarta-feira, outubro 08, 2008

Me rendi ao iPhone.

Neste final de semana sai da loja oficial da VIVO que comercializa o iPhone aqui em Curitiba um pouco mais feliz, com um iPhone 3G de 16Gb no bolso que saiu por muito menos que eles tem anunciado por ai devido ao carrilhão de pontos que eu recebi deles por ter me cadastrado na promoção do iPhone bem cedo.

É realmente inacreditável o que ele é capaz de fazer e é preciso ficar com ele durante algum tempo para descobrir. E de preferência em um lugar com Wifi onde você possa navegar com ele, que é de longe a coisa mais legal do aparelhinho.

A sensação de mexer com ele foi a mesma de quando mexi a primeira vez com um Palm Pilot m100 e depois o m130 no inicio de 2000 e pouco. Algo que você começa a mexer e não para durante alguns dias até encontrar todas as opções e usar todos os aplicativos, que no caso do iPhone é complicado devido a quantidade de coisas de graça que tem disponível na Appstore da Apple a um clique de distância.

Mas vamos por ordem na minha empolgação... Durante os próximos dias vou atualizar o blog com as minhas impressões de uso do brinquedo.

Internet móvel para todos e de boa qualidade.

A navegação na internet e e-mail é a estrela do iPhone e para isso você precisa de duas coisas. Ter um Wifi na sua casa ou um pacote de dados. Eu diria que você precisa ter os dois. O primeiro para navegar sem pagar o preço salgado de uma conexão de dados e pela velocidade, além de que hoje em vários shoppings, cafés, restaurantes e aeroportos você pode usar a rede Wifi de graça.

Já ter um plano de dados é para aquelas situações em que você não tem Wifi e precisa usar o GPS (para puxar mapas) ou checar seu e-mail (com suporte a Exchange no firmware 2.1) e navegar em um ou outro site que você realmente precise. Hoje a VIVO está muito mais flexível com relação aos dados e um pacote com 90 minutos de celular e 500Mb de download sai por aproximadamente R$100,00 mensais. Perfeito para mim. Em três dias de uso moderado da rede EDGE (3G aqui em Curitiba ta complicado) consumi apenas alguns megabytes.

A qualidade do browser Safari é excelente. Os serviços do Google por exemplo (GMail, Docs, Reader) são mostrados com uma interface otimizada para o iPhone. Sites como a Amazon e o Banco do Brasil e UOL também já detectam o navegador móvel da maça e abrem com um layout "iPhone friendly", um verdadeiro show. Sites como o Orkut abrem com o mesmo layout do desktop mas são de fácil navegação pois você pode aproximar, reduzir ou se mover pela página utilzando os dedos de forma assustadoramente intuitiva. Nesse ambiente a completa falta de suporte ao Adobe Flash no navegador fica em segundo plano e pouca falta faz (pelo menos pra mim) no uso diário.

No próximo post, que pretendo escrever direto do iPhone, vou falar mais um pouco do uso e me aprofundar em dois assuntos: duração da bateria (e como economiza-la) e os aplicativos que vem junto com o aparelinho. Abraços!

Nenhum comentário: