sexta-feira, outubro 10, 2008

Postando do iPhone.

Agora sim! Estou navegando na rede 3G da VIVO aqui em Curitiba e escrevendo este post do ótimo Lifecast, uma aplicação free da AppStore. Continuando com a minha empolgação pelo novo brinquedo tem duas coisas que eu achei legal mas não sabia até comprar o telefone: como é mexer na interface e como são os aplicativos básicos de calendário, contatos e email. No post de hoje vamos nos concentrar na interface.

Interface intuitiva e natural:

A interface do iPhone é de longe o que mais marca o seu uso. Em essência o que você tem é uma versão móbile do MacOS X com multi touch. Mas o que diabos é multi touch? Resumindo muito é o seguinte. Você não usa o iPhone com uma "canetinha" como nós outros smartphones e sim a ponta dos dedos. O sistema consegue "sentir" como você toca na tela, por exemplo: para você percorrer os seus contatos você simplesmente arrasta a lista de nomes com o dedo para cima ou para baixo. Quanto mais rápido você arrastar mais rápido eles se movem fazendo que o efeito seja natural como empurrar um carrinho hotwells e ver ele andar enquanto ainda tem impulso. Mais intuitivo que isso é quase impossível.

Outro exemplo é como você amplia ou reduz fotos para visualização. Basta tocar a tela com dois dedos. Se você arrastar os dedos um para longe do outro a imagem aumenta, se aproximar os dedos a imagem fica menor. Intuitivo, simples e natural.

O iPhone tem também um acelerômetro que percebe quando você vai atende-lo e desliga a tela por exemplo. O acelerômetro é usado também em jogos (que estão ausentes a iTunes Store Brazil). Outro exemplo do uso do acelerômetro é quando você vira o telefone em "modo paisagem" e o conteúdo da tela gira acompanhando.

Digitar nele é bem mais fácil do que um teclado numérico padrão. Mas cansa depois de um tempo. Por isso posts como esse devem ser evitados :) e trocados por digitações mais curtas.

Até mais!

Posted with LifeCast

PS. Editado depois no Blogger :) porque o auto-completar o iPhone deixou algumas coisas estranhas...

Nenhum comentário: