quinta-feira, janeiro 15, 2009

É a hora de comprar um notebook/netbook?

Estou a alguns dias pensando na possibilidade de comprar um dos novos MOBO 1015 ou 1050 da Positivo com chip Atom N270 de 1.6Ghz e 1Gb de RAM, além da tela de 10' de 1024x600 (resolução estranha pacas...) e um HD de 80Gb para ter um micro móvel que eu possa levar para qualquer lugar, em qualquer viagem, ou simplesmente ficar na rede (agora meu apartamento tem uma rede na sacada) acessando a internet, olhando fotos, fazendo as coisas da minha pós-graduação (basicamente Java/Eclipse/Tomcat/MySQL) entre outras que essa maquininha pode fazer.

Parece uma configuração modesta para o preço de R$1.700,00 até R$1.800,00 que tem aparecido no Submarino e na Americanas.com nos últimos dias. Mas o que faz dele uma opção interessante é o tamanho e o peso. Eu encontrei esse ótimo review sobre ele e realmente o pequenino me encantou. Acho que deixaria meu desktop para os jogos que exigem uma máquina relativamente recente e para uso mais pesado e usaria o MOBO para fazer coisas mais simples e para quando eu ficasse com vontade de usar o micro em algum outro lugar que não fosse o escritório. Veja a cara dele tirada do ótimo blog Zumo.


Simpático, não? Até lembra (de longe) um MacBook :) simplificado. E pelos relatos de alguns blogs e sites seu desempenho é bastante satisfatório. Além de ser possível espetar um pente de 2Gb DDR2 667Mhz para ficar com 2,5Gb de RAM... Nada mal. Tem gente até testando o Windows 7 nele e com bom desempenho.

O pessoal do ótimo MeioBit também já colocou as mãos em um desses MOBOs novos e gostou. A menina do The Gadgetter também gostou dele (na verdade ela gostou do MSI Wind, mas são praticamente o mesmo netbook). Enfim, todos estão falando bem e gostando da maquina.

O dilema é que no meio do ano deve surgir novos processadores Atom, um novo chipset para utilizar com ele entre outras novidades. O dolar pode ter baixado, enfim N coisas podem acontecer. Como toda compra de equipamento de informática é apenas comprar o notebookzinho para que alguém venha com um novo lançamento, melhor, mais bonito e invarialvelmente mais rápido.

Mas, enfim. Fiquei impressionado com ele. Quero ver se consigo encontrar um ao vivo e a cores para poder pegar (mania de brasileiro dizem por ai), teclar nele um pouco, abrir alguns programas, navegar em algumas páginas. E se tudo for bem, como imagino, me endividar um pouco mais pelos próximos 12 meses.

Abraços!

PS. Não esqueci, mais sobre o Mercado Livre na sequencia.

PS parte 2. Um ótimo vídeo dele da PCWorld nacional com o Ratos de Laboratório.

Nenhum comentário: