terça-feira, janeiro 06, 2009

Ano novo! IPhone, Games e Problemas com o Mercado Livre

Feliz 2009 a todos os leitores do lost+found, que o ano que começou seja extraordinário para todos vocês. Fiz uma longa pausa de atividades online nas últimas semanas. Minha abstinência foi até esse final de semana passado quando voltei de Itapoá (SC) e liguei meu desktop depois de uns 12 dias sem acessar formalmente a web. Digo formalmente porque "informalmente" acessei meu e-mail pelo IPhone na praia, mas sem 3G e com uma conexão horrível foi o máximo que eu consegui fazer. Até consultar a previsão do tempo era um exercício de paciência com a infraestrutura da VIVO no litoral norte de Santa Catarina.

Alias o iPhone vai bem, obrigado. Um ótimo aparelho apesar de caro. Na minha modesta opinião ele redefiniu o que é um smartphone. Agora que perdi meu Nintendo DS (mais detalhes tristes a seguir...) ele tem sido minha plataforma de entreterimento móvel para duas coisas: vídeos e podcasts. Sem levar em conta o e-mail que não encaro como divertimento :) .

No campo dos games eu estou jogando Metroid Prime Corruption no Wii. Um excelente jogo, com quebra-cabeças bem bolados, um bom enredo e bons gráficos. No PC em comprei no Steam o jogo "Dark Messiah of Might and Magic" da Ubisoft que me impressionou. Apesar das notas pouco favoráveis nos reviews eu estou me divertindo muito com ele. E por apenas U$9.90 ele é um tremendo investimento na jogatina digital. Eu to chamando ele de "Half-Life 2 medieval" pois utiliza a mesma engine "Source" do clássico da Valve. Ah, e não vamos esquecer o World of Warcraft (WoW para os íntimos) que me rendi a menos de um mês e é muito bom. Agora entendo porque ele tem 11 milhões de usuários pagando para jogar ele todos os meses.

Agora a parte triste. Tomei um golpe no mercado livre. E o mais triste foi que o golpe foi realmente tosco e eu cai como um patinho. Explico: coloquei para vender o DS lá e tal, uns dias depois um cara novo (sem qualificações) comprou ele (sem fazer nenhuma pergunta). Entrei em contato com ele por e-mail e ele me disse que ia utilizar o Mercado Pago. Ok, esperei a confirmação de pagamento que chegou por email no dia seguinte avisando que o usuário X fez o pagamento do valor Z para mim.

Feliz da vida embalei o DS com todo o cuidado e despachei para o RJ onde o carinha recebeu, e sumiu... Não respondia mais emails, etc. Passou alguns dias e nada. Eu ainda passei alguns e-mails para ele perguntando se tinha acontecido alguma coisa. Que tolinho...

Fique cabreiro e fui olhar de novo o email de confirmação de pagamento. Comparei com um antigo que eu tinha e tava tudo certinho. Até que tive a brilhante idéia de ver os detalhes do e-mail e fique pasmo ao encontrar um endereço arroba gmail no remente. Eu acabara de descobrir que fui vítima de um golpe. Simples assim. Entrei no Mercado Livre e confirmei o problema, tinha sido enganado de uma forma realmente tosca e nem tinha me dado conta.

Isso me fez refletir que nós (profissionais de TI) as vezes estamos tão acostumados com a tecnologia, sites seguros, SSL, HTTPS, etc que esquecemos de verificar coisas básicas como o endereço de e-mail de um remetente "suspeito". Se tivesse um anexo ou coisa e tal eu nem abriria o e-mail. Mas eu estava esperando aquele e-mail e isso deixou minha guarda virtual baixa. Fatality como no clássico arcade Mortal Kombat...

Ao ladrão! Bem, aproveite o DS continue roubando. Assim um dia a PF te encontra e te coloca em algum lugar bem complicado. Afinal sempre acreditei que é aqui, nesta terra, que pagamos o que nela fazemos.

E como o Mercado Livre tratou o caso? Nem bem, nem mal. Um novo post vai contar esse causo.

Coisas chatas de lado um ótimo 2009 para todos vocês!

Nenhum comentário: