sexta-feira, março 06, 2009

Manutenção preventiva do seu computador.

Como você faria com seu carro seu computador precisa de uma manutenção regular para que ele funcione bem. Um programa ótimo para isso é o CCleaner que pode ser baixado gratuitamente deste link (prefira o link de download do Filehippo).

Durante a instalação ele irá perguntar ao sobre a barra do Yahoo, você pode desmarcar essa opção, pois o que nos queremos é o CCleaner e não coisas inúteis do Yahoo.

Depois de instalado e iniciado você vai se deparar com a interface simples e objetiva do CCleaner.

image

Ele faz basicamente duas coisas que estamos interessados: apaga os arquivos desnecessários que vários programas como o Firefox, Internet Explorer, Windows Explorer, etc criam periodicamente. Esses arquivos são temporários e podem ser apagados sempre que necessário. Por exemplo quando você instala um programa seus arquivos de instalação ficam na sua pasta temporária, dentro de uma pasta do sistema operacional.

A segunda coisa que ele faz bem é limpar entradas obsoletas do registro. Conforme são instalados programas no seu computador o registro (que pode ser encarado como um grande repositório de configurações) vai crescendo e muitas vezes referências colocadas no registro podem ficar inválidas com o tempo (o arquivo que está sendo apontado é apagado por exemplo). Então é uma boa prática limpar o registro sempre que possível.

Passos para a limpeza:

Primeiro clique no botão limpeza, e depois no botão inferior direito “Analisar” e aguardar seu termino. Uma lista com o que será limpo será mostrado no painel direito da aplicação. Para consumar a limpeza clique em “Executar Limpeza”, também no canto inferior direito.

image

Para limpar o registro o procedimento é similar. Clique no botão “Registro” e depois em “Procurar Erros”. Aguarde o procedimento de varredura terminar.

Quando o processo terminar clique em “Corrigir Erro(s) selecionado(s)”. Ele vai te perguntar se você deseja gravar uma cópia dos itens que você está apagando. Sendo sincero acredito que não seja necessário porque o CCleaner sempre se mostrou bastante confiável nos seus resultados, pelo menos para mim.

image

Eu geralmente escolho “Não” o que me leva a uma próxima janela onde a limpeza propriamente dita vai ser feita.

image

Escolha “Corrigir todos os erros selecionados” e depois “OK” na confirmação.

Repita o processo de verificar o registro por erros até que nenhum erro seja encontrado. Pronto, você já está com seu computador “mais leve”.

É legal fazer esse procedimento pelo menos uma vez por semana. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas inúteis que seu computador coleta sem você saber.

Abraços.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Junior! Legal o tutorial. Nunca havia usado o CCleaner para limpar os registros do XP.
Usei e até agora nenhum problema. Por segurança aceitei o backup que o progarma oferece nesta primeira vez.
Valeu!
Abração