terça-feira, abril 14, 2009

I'm a PC and I'm 31!

Mais uma dentro da Microsoft! Por mais estranho que pareça... Atualmente é muito mais divertido detonar a companhia de Bill Gates e acariciar a maça de Steve Jobs, é moda falar mal da gigante de Redmond. É fashion! E ainda mais com esse monte de babozeiras que anda saindo por ai sobre a "nuvem" (termo de apresentação de PowerPoint!).

A última propaganda mostra mãe e filho procurando um novo notebook que tenha um HD grande, tela grande, rápido, que seja bom para jogos, etc. Em nenhum momento falam de Megas, Gigas, DDR2, DDR3, etc.



E ainda dão uma cutucada na Apple! Para desepero dos fan-boys da companhia da maça...

Ainda sobre a núvem (!) tem um ótimo post no MeioBit explicando porque quem fala que o navegador (browser) vai substituir o sistema operacional dos computadores não sabe nem quando é dia...

Browsers não são sistemas operacionais, ok?

Entendam, não sou contra a núvem (ou qualquer outro nome para o movimento de passar algumas aplicações para a internet tenha). Sou contra o hype que se formou em volta disso e a falsa promessa de que tudo vai ser melhor. Mas convenhamos, o GoogleDocs é muito legal, fácil de editar com outras pessoas ao mesmo tempo, mas tem as funcionalidades do AppleWorks do meu antigo AppleIIe... Sério, usando ele eu me sinto retro, como se tivesse usando um editor de textos de 20 anos atrás. Se ele é tudo que um usuário comum necessit, como algumas pessoas pregam, então nunca deveriamos ter saido do Windows 3.11 ou até do saudoso AppleWorks. Para que computadores mais rápidos?

Sei que são inúmeras as vantagens desse modelo para algumas aplicações, como a realidade do webmail, sistemas corporativos, blogs, fotologs, etc. Para outras um modelo hibrido ou até mesmo completamente no PC é melhor. Editar imagens, programar, criar documentos (sérios, com mais de 20 páginas), jogar... Cada modelo tem o seu lugar. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno.

É isso, até a próxima.

Nenhum comentário: