terça-feira, abril 28, 2009

RSS e a torrente de informações na WEB.

Cada vez mais a torrente de informação da internet fica difícil de organizar, seguir, entender. Estava a alguns minutos atrás acompanhando meus RSS Feeds no ótimo Google Reader e notei que tenho tanta coisa cadastrada para acompanhar que não consigo realmente acompanhar nada.

Para quem não sabe, ou não seguiu o link acima, RSS é uma tecnologia que possibilita que você acompanhe mudanças em um Blog/Site/Qualquercoisa sem que você precise visitar diretamente a página. Copiando a Wikipedia RSS é:

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (alimentadores ou fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Ai que o Google Reader entra para organizar tudo. Com ele você pode se inscrever em feeds que ele organiza, classifica e te avisa quando novos posts surgirem.

Então em vez de você acessar aqueles 3.231 sites diariamente só pra descobrir que nenhum deles postou nada de útil, você recebe no conforto do seu Google Reader as últimas atualizações quando elas ocorrerem. E decide se quer ou não ler o post ou simplesmente ignorá-lo.

Mas isso apenas explica como organizar a torrente de informações da WEB e não como você pode digerir esse monte de coisas. E nem até quando, ou quanto, você aguenta ser constantemente bombardeado por noticias paranóicas, coisas novas, ou não tão novas assim.

Sim é maravilhoso ter todo esse conhecimento, possibilidades e facilidades na sua vida. É bom saber quando algo ocorre do outro lado do mundo em alguns minutos. Ou acompanhar sites de um hobbie de nicho (no meu caso o RPG) sobre novidades e lançamentos.

Mas chega um momento que não tem mais como processar informações. Sua cabeça começa a doer e seu cérebro lhe da uma mensagem de “memory almost full”, como diria Sir Paul McCartney. Ai você tem o desejo retro de pegar um livro (impresso mesmo) e sentar em baixo de uma árvore e ler em paz ignorando que o mundo possa explodir em gripes derivadas de animais, corrupção, etc., etc.

Acho que eu preciso desses resets eventuais nas minha atividades digitais. Até pensei em comprar um moleskine esses dias para me forçar a escrever (manualmente) algumas coisas em vez de ficar usando iPhone para escrever notas que as vezes eu nunca leio.

Mas depois de algum tempo não resisto, volto a acompanhar os RSS feeds e minha vida digital. Após o reset eventual meu cérebro libera espaço e as coisas voltam ao normal.

Ninguém mais precisa de resets eventuais em sua vida digital?

Abraços.

Um comentário:

Rogerio disse...

Ehheheh!... Mais um prá vc adcionar aos seus feeds!
http://rogeriocouto.com.br/rss.html

Abraço
Rogério