terça-feira, junho 30, 2009

TAM e a mala, compras na Amazon e O DealExtreme

Bem, a TAM encontrou minha mala. Foram 5 dias de espera mas a minha nova mala verde (que já colei um adesivo de sócio furacão) chegou na minha casa intacta. Ou pelo menos aparentemente intacta.

Depois da raiva passageira e da vontade de atirar uma bomba de napalm no balcão da TAM até que me atenderam rápido. Os sistemas que os caras utilizam para “rastrear” a bagagem funcionaram. Não sei exatamente como, mas acredito que no meu caso a “sorte” virou e a mala apareceu.

A boa notícia de hoje é que meus livros de RPG que eu comprei na Amazon chegaram em apenas 15 dias, muito bem embalados, como sempre. Me chamou a atenção a rapidez da entrega por standard shipping que foi apenas de exatas 2 semanas. Arredondando 15 dias para receber uma compra feita nos EUA é realmente muito legal. Notem que eu moro em Curitiba e os últimos livros de Java que eu pedi chegaram em 20 longos dias.

E ainda essa semana um colega de trabalho me indicou o site DealExtreme para comprar coisas de geek como adaptadores bluetooth, fones de ouvido bluetooth estéreo, cabos e outras quinquilharias com frete grátis direto da terra dos chingling. Ele comprou (via PayPal) e chegou na casa dele uns 20 dias depois. A compra foi um excelente fone de ouvido bluetooth além de outras quinquilharias. Vou comprar o meu mês que vem e esperar que chegue. Como os caras entregam? Não faço a mínima idéia… Como eles tem lucro vendendo coisas a U$2,99 sem frete para o Brasil? Também não faço idéia… Mas como diz a Paulinha: Ema, ema, ema…

Nessa semana vou tentar conseguir um novo iPhone grátis na VIVO porque o único botão (sim o iPhone só tem um botão) do meu estragou. Como a companhia da maçã não tem assistência técnica no Brasil a operadora vai me dar um novinho em folha… Assim que tiver o desfecho desse causo eu posto aqui como sempre.

Abraços.

domingo, junho 21, 2009

Tecnologia e a incompetência.

tam-airbus-a320 Estive fora esses últimos dias, na feira de automação bancária CIAB em São Paulo. Foi bastante divertido estar com a NCR no maior evento do tipo na face desse nosso pequeno e acolhedor planeta azul.

Na sexta a noite comprei uma mala nova de viagem verde (para ser bem fácil de encontrar na esteira) que estava com um preço muito bom, fui para o hotel e inicie o check-in pela web no site da companhia mas não finalizei, a conexão wireless do hotel estava caindo e resolvi ir pela manha fazer o check-in no quiosque e despachar a bagagem.

Voltei ontem, sábado, da cidade de São Paulo pela TAM no inicio da manhã e depois do atraso comum devido ao Afonso Pena estar fechado pelo mal tempo cheguei em Curitiba perto das 11:00.

Ai que começou os problemas… Minha mala não apareceu na esteira. Fiquei calmo, a TAM já tinha feito isso comigo na minha volta de Buenos Aires ano passado. Fui ao guichê da companhia e preenchi o “Relatório de Irregularidade de Bagagem” e fui para casa meio contrariado. Mas ainda tranquilo porque a bagagem deveria ter ido para outro lugar mas como ela estava com a etiqueta da TAM com meu nome uma hora ela iria aparecer.

Na tarde do sábado me ligaram dizendo que encontraram minha bagagem e que estavam levando na minha casa. Estava no (horrível) jogo do Atlético x Palmeiras e fiquei aliviado. Afinal na mala estavam as minhas melhores camisas, meu terno, sapatos novos, etc.

malas Quando cheguei em casa e minha paciência acabou e eu estourei em um acesso de raiva e frustração. Entregaram a mala de outra pessoa no lugar da minha, minha esposa recebeu e como a etiqueta estava com meu nome ela achou estranho o modelo da mala mas assinou o recibo e o carinha da entrega foi embora feliz da vida. Quando cheguei em caso vi que entregaram uma mala de “alça” marrom e minha mala é uma mala tradicional verde de rodinhas… E o pior… A etiqueta da TAM na mala estava com meu nome! Mas o código de barras não batia. Liguei para o número deles aqui em Curitiba e exercitei meu lado ogro com o atendente. Estava realmente possesso e o cara do outro lado levou a pior… pois ele para mim é a personificação da TAM. O carinha da entrega voltou, agora menos feliz, e levou embora a mala que depois fiquei sabendo que era do Tocantins… Ai ai ai…

Como aquela etiqueta parou lá? Quem foi o infeliz que etiquetou aquela mala com meu nome? Por que? Com quiosques de auto-atendimento, check-in pela web, etiquetas com código de barras, etc! Acabei sofrendo do mal do Murphy de que um perdido qualquer errou, e feio, justo com minhas coisas.

Enfim, estou fulo da vida com a TAM e com um prejuízo bastante grande. Sem camisas e sem terno. Acho que vou entrar em greve e ir pra praia virar pescador…

Qualquer novidade dessa epopéia cômica que o mané aqui se meteu eu volto a postar aqui!

Abraços.

PS. Em breve: meu iPhone estragou e parece que a VIVO vai me dar um novinho! Vamos esperar para ver…

PS2. Caso alguma alma da TAM veja esse post meu processo é o: AHL CWBJJ38366.

quarta-feira, junho 03, 2009

Live Sync – Outro ótimo serviço grátis da Microsoft.

É… Mais um ótimo produto da Microsoft para todos que precisam trabalhar com os mesmos arquivos em diversas máquinas e tem dificuldades de manter a sanidade. Pelo menos para mim isso é um pesadelo, saber qual dos arquivos já foi alterado ou não sempre é algo no mínimo incerto. Por isso uso o ótimo SyncToy também da Microsoft (é…) para fazer esse trabalho por mim, decidindo quais arquivos mudaram e mantendo no meu pendrive sempre a versão mais atual.

Mas quando o pendrive não está disponível porque você esqueceu ele em casa e você precisa daquele arquivo PDF para um consulta rápida ou aquele Power Point para dar uma olhada as coisas podem realmente se complicar.

image É nesse ponto que o Live Sync realmente me surpreendeu. Ele é um serviço de sincronismo de arquivos via internet, ou pela “Nuvem” que é a palavra da moda para a mesma coisa. Para utilizar o Live Sync é extremamente simples.

Primeiro você precisa ir a página da Microsoft do Live Sync e entrar com seu usuário do Messenger ou criar um novo usuário seguindo as instruções do site. Depois de devidamente logado no Live é necessário baixar o cliente do Live Sync e instalar o mesmo no seu computador. O processo é bastante simples e descomplicado. O programinha cliente do Live Sync vai ser instalado e vai se configurar para usar NAT e passar pelo seu firewall. Se o seu firewall não for legal e barrar NAT, bem ai a gente explica em outro posto como contornar…

image Depois de instalar o cliente e logar na página do Live Sync você terá no seu navegador os micros em que o programa de sincronismo está ativo, como na imagem ao lado. Então basta ir no link “Criar uma pasta pessoal” e escolher qual dos computadores cadastrados possui a conta. O Live Sync vai acessar essa máquina de forma remota e vai mostrar quais as pastas existentes nela. Basta escolher a pasta que se deseja sincronizar (escolha uma pasta pequena para testar) ou crie uma nova pasta. Eu criei para esse mini tutorial uma pasta chamada “Teste2”. Quando digitei o nome e dei um "enter" meu cliente do Live Sync da minha máquina já me avisou.

image

O último passo é escolher, na página, qual será a outra máquina que irá receber essa mesma pasta. Se você ainda não possuir outras máquina cadastrada basta clicar em concluir. Você pode voltar a qualquer momento na página da Microsoft do Live Sync e adicionar uma máquina a esta pasta sincronizada, remover, etc..

Assim que você colocar qualquer arquivo na pasta que você definiu como sincronizada o cliente do Live Sync entra em ação e manda os dados para a internet.

imageQuando você acessar qualquer outra máquina que você definiu que irá receber essa pasta sincronizada o Live Sync vai fazer download dos arquivos e atualizar todos para sua última versão. Espetacular! Muito simples e genial ao mesmo tempo. E o mais importante: de graça.

O serviço é bem fácil de usar. De uma chance a ele e siga as instruções nas páginas. Eu estou utilizando em uma pasta que eu chamei de “Sincronizado” que tem os documentos e coisas que eu estou trabalhando ativamente. Mas lembre-se que o serviço não é o ideal para sincronizar sua coleção de MP3 porque pela internet isso vai levar bastante tempo…

Abraços e até a próxima.