É… Mais um ótimo produto da Microsoft para todos que precisam trabalhar com os mesmos arquivos em diversas máquinas e tem dificuldades de manter a sanidade. Pelo menos para mim isso é um pesadelo, saber qual dos arquivos já foi alterado ou não sempre é algo no mínimo incerto. Por isso uso o ótimo SyncToy também da Microsoft (é…) para fazer esse trabalho por mim, decidindo quais arquivos mudaram e mantendo no meu pendrive sempre a versão mais atual.
Mas quando o pendrive não está disponível porque você esqueceu ele em casa e você precisa daquele arquivo PDF para um consulta rápida ou aquele Power Point para dar uma olhada as coisas podem realmente se complicar.
É nesse ponto que o Live Sync realmente me surpreendeu. Ele é um serviço de sincronismo de arquivos via internet, ou pela “Nuvem” que é a palavra da moda para a mesma coisa. Para utilizar o Live Sync é extremamente simples.
Primeiro você precisa ir a página da Microsoft do Live Sync e entrar com seu usuário do Messenger ou criar um novo usuário seguindo as instruções do site. Depois de devidamente logado no Live é necessário baixar o cliente do Live Sync e instalar o mesmo no seu computador. O processo é bastante simples e descomplicado. O programinha cliente do Live Sync vai ser instalado e vai se configurar para usar NAT e passar pelo seu firewall. Se o seu firewall não for legal e barrar NAT, bem ai a gente explica em outro posto como contornar…
Depois de instalar o cliente e logar na página do Live Sync você terá no seu navegador os micros em que o programa de sincronismo está ativo, como na imagem ao lado. Então basta ir no link “Criar uma pasta pessoal” e escolher qual dos computadores cadastrados possui a conta. O Live Sync vai acessar essa máquina de forma remota e vai mostrar quais as pastas existentes nela. Basta escolher a pasta que se deseja sincronizar (escolha uma pasta pequena para testar) ou crie uma nova pasta. Eu criei para esse mini tutorial uma pasta chamada “Teste2”. Quando digitei o nome e dei um "enter" meu cliente do Live Sync da minha máquina já me avisou.
O último passo é escolher, na página, qual será a outra máquina que irá receber essa mesma pasta. Se você ainda não possuir outras máquina cadastrada basta clicar em concluir. Você pode voltar a qualquer momento na página da Microsoft do Live Sync e adicionar uma máquina a esta pasta sincronizada, remover, etc..
Assim que você colocar qualquer arquivo na pasta que você definiu como sincronizada o cliente do Live Sync entra em ação e manda os dados para a internet.
Quando você acessar qualquer outra máquina que você definiu que irá receber essa pasta sincronizada o Live Sync vai fazer download dos arquivos e atualizar todos para sua última versão. Espetacular! Muito simples e genial ao mesmo tempo. E o mais importante: de graça.
O serviço é bem fácil de usar. De uma chance a ele e siga as instruções nas páginas. Eu estou utilizando em uma pasta que eu chamei de “Sincronizado” que tem os documentos e coisas que eu estou trabalhando ativamente. Mas lembre-se que o serviço não é o ideal para sincronizar sua coleção de MP3 porque pela internet isso vai levar bastante tempo…
Abraços e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário