segunda-feira, julho 20, 2009

Novo upgrade – Intel Core2 Quad Q9550

Não resisti a vontade de ter um “quad core”, agora que estamos muito próximos do lançamento do Windows 7 e ele tem se mostrado um grata surpresa por parte da companhia de Redmon. Neste sábado fui até a 24 de Maio aqui em Curitiba, o reduto dos geeks que comprar seu computador peça-por-peça, na Ativa Informática. Um ótimo lugar para comprar coisas a dedo em “10x sem juros” no cartão de crédito.

DSC04562

O alvo da minha busca era o Intel Core2 Quad Q9550 com meros 12MB de cache (6Mb para cada 2 núcleos). Isso merece uma rápida e despretensiosa explicação: a Intel não tinha um projeto de processador com 4 núcleos nativos, como o Phenon da AMD, e resolveu colocar 2 Core2 Duo em um mesmo processador. O resultado não poderia ser melhor e a performance da CPU é, na maioria dos casos, melhor que os Phenons do concorrente. Por esse motivo que ele tem 6Mb para cada 2 núcleos, como se fossem dois Core2 Duo cada um com essa quantidade de cache.

Encontrei facilmente o alvo junto com uma Geforce GTS 250 512MB DDR3 com um preço excelente! Agora com o alvo primário e secundário (que eu nem sabia que existia até aquele momento) fiz a compra e voltei para casa feliz da vida com meus novos brinquedos e um tubo de 25 DVDs da EMTEC de brinde. É ótimo comprar na Ativa, principalmente porque além do brinde você negocia o desconto. Show de bola!

cpuz Utilizando o benchmark nativo do excelente 7-Zip com o máximo de threads possíveis para este processador (8 de acordo com o programa) temos um resultado muito interessante:imageMas voltando ao inicio. Cheguei em casa e a primeira coisa que me chamou a atenção foi o tamanho da caixa comparada com meu antigo Core2 Duo E4500.

DSC04567O cooler também (a direita) é menor e com núcleo de cobre. Comparado com o meu antigo cooler do E4500 ele tem praticamente metade do tamanho. DSC04574DSC04569Tudo graças ao processo de fabricação de 45nm que a Intel domina que além de baixar os custos de fabricação e consumo de energia torna possível esse processador monstruoso ter um TDP de 95W. Nenhum campeão olímpico mas para quem já teve um Athlon64 +3200 com o núcleo Venice (de 90nm) ou um P4 da era Netburst isso é um feito respeitável pelo poder que esse brinquedo tem!

Fazer o upgrade do processador foi fácil! Bastou tirar o antigo com cuidado, limpar o pó do gabinete com um aspirador, colocar a nova CPU, fechar e ligar. Antes coloque a nova VGA mas esse será um outro post.

DSC04571 O consumo e a temperatura dele (sem overclock) é tranquilo, e mesmo com uma carga pesada compactado arquivos, trabalhando no Live Writer e ouvindo música ele se comportou bem.image No próximo post vou falar da minha nova VGA e fazer uns testes de performance mais aprofundados com ele. Mas posso dizer de antemão que o monstrinho voa baixo…

Abraços!

2 comentários:

Unknown disse...

E aí? O que vc vai fazer com o proc antigo? O micro do meu pai pifou. Se vc for vender sou candidato. Abraço!
Rogério

L. P. Laux disse...

Já vendi, pelo Mercado Livre. Coisa rápida. To com a VGA NVidia 8600GT XXX 256MB DDR3 se ainda te interessar... Abraços.