sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Levando a nova versão do Cobian Backup para um teste drive

Alguns dias atrás saiu a nova versão do excelente Cobian Backup. Um software free para realizar backups do qual sou fã. Agora na versão 10, que apesar de ainda ser BETA é bastante estável, o software exibe uma lista respeitável de recursos adicionados desde a última versão estável.

As duas novas funcionalidades que me fizeram experimentar imediatamente após o lançamento foi a possibilidade de colocar o tipo do backup no nome da pasta criada em um backup sem compressão e o desempenho geral do software que aumentou significativamente.

Depois do download realizado direto da página do produto a instalação é relativamente simples. Basta executar o instalador e seguir as instruções.

image Aparentemente o BETA está apenas em inglês, mas a versão em português deve estar disponível em breve. Seguindo as telas de instalação preste atenção em selecionar para instalar o serviço de shadow copy.

image

É necessário escolher qual o tipo de instalação do Cobian Backup. As opções são:

  • Application (no Auto-start): Você decide quando executar o programa. Dessa forma backups agendados não serão executados a não ser que você manualmente abra o programa no horário correto.
  • Application (Auto-start for envergonhe/Auto-start for ou): Quando você entrar na sua conta do Windows o software será automaticamente executado e ficará na área de notificação (trai). A diferença é que a primeira opção executa para todas as pessoas que possuírem conta no seu computador enquanto que a segunda opção executa o programa automaticamente apenas quando você utiliza o seu usuário.

image

  • As a service: O software será executado como um serviço do windows, sendo necessário informar um usuário e senha válidos na sua máquina. Use esta opção apenas se você sabe o que é um serviço. E saiba também informar o domínio/usuário e sua senha. A vantagem desse modo de instalação é que independente de quem estiver usado a máquina (ou até mesmo se ela estiver na tela inicial do windows) seus backups agendados irão funcionar.

Depois de tudo respondido e o software instalado você vai ver pela primeira vez a janela principal do Cobian.

image

Eu já tinha falado sobre o Cobian anteriormente, mostrando como eu faço meus backups com ele. Também falei em como usar a compressão nativa do sistema de arquivos NTFS para diminuir e otimizar o espaço em um HD externo/Pendrive ocupado pelos arquivos de backup. No próximo post vou mostrar como combinar os dois para montar uma estratégia de backup simples, segura e confiável.

Até lá. Abraços.

Um comentário:

Thiago Madeira de Lima disse...

Nao testei esta versao do cobian, porem as versoes anteriores eram otimas.

O unico ponto que nao gosto dele diz respeito a sua técnologia, nao ao software. Ele nao tem funcionalidade de copiar o backup fora da empresa automaticamente.

Alguns sistemas como o ktree (www.ktree.com.br) ou o moze (www.mozy.com) possuem as mesmas caracteristicas de backup local do cobian e adicionalmente fazem o backup remotamente para um datacenter ou para a "nuvem".

Isso salva a vida em casos de roubo ou incendio.