quarta-feira, dezembro 05, 2007

CCleaner - Limpa até o que você não sabia que existia antes...

Sempre que alguém me conta que seu micro está lento ou que estão acontecendo coisas estranhas com o Internet Explorer ou o Firefox eu sugiro que ela utilize o CCleaner antes de tentar qualquer outra coisa. O CCleaner é um programa que varre seu disco rigido e o registro do windows a procura de coisas que ele possa apagar, dessa forma liberando espaço e deixando seu computador mais esperto.

Existem dois passos na utilização do CCleaner: o primeiro é executar a limpeza do disco que é acessada pelo botão esquerdo "Limpeza" e depois na parte inferior "Analisar". Feito isso o programa varre vários lugares comuns do disco rigido a procura de coisas inúteis que consomem espaço e recursos (já cheguei a pegar micros com 800Mb de entulho). Os itens encontrados são então mostrados no quadro central e o usuário pode escolher apaga-los com o botão no canto inferior direito "Executar limpeza".

O outro modo de utilização "Erros" acessado via o menu do lado esquerdo, segundo botão, tem o mesmo funcionamento com a diferença que em vez de procurar arquivos inúteis ele procura por entradas inúteis ou erradas no registro do Windows. Me salvou algumas vezes em que o micro travava ou resetava apenas passando esse programa, sem precisar apelar para softwares mais poderoso como o MVRegClean.

Vale conferir e usar. Um ótimo exemplo de freeware que faz o que deve ser feito com qualidade de software pago.

Nenhum comentário: