sexta-feira, novembro 30, 2007

Nintendo DS - Um ano depois

Após um ano com um Nintendo DS o balanço é bom. Tenho me divertido muito com Super Mario 64 Ds (que nunca tinha jogado pois não participei da geração do N64), Zelda Phantom Hourglass e Castlevania Portrait of Ruin.

Sempre acreditei que fosse um gamer mais "hardcore" porque gosto de jogos como Civilization, Call of Duty e Starcraft mas o fato é que não tenho jogado mais a quantidade de horas que costumava jogar. É raro eu perder mais de 2 horas em um jogo e não raramente passo dias, as vezes semanas, sem jogar nada.

O DS se encaixou perfeitamente nesse novo perfil de gamer, algo entre "hardcore" e "casual" (está em moda falar casual gamer), porque me permite jogar em situações em que geralmente eu ficaria entediado ou realmente não fazendo nada. Como dias chuvosos em uma casa na praia.

Ele também foi responsável por um revisão de conceitos com relação a o que é um bom game. Bem, descobri que pelo menos para mim um bom game é aquele que me diverte. Fazia tempo que não me divertia tanto quanto estou me divertindo com o novo Zelda e outros jogos que visuamente não se comparam com jogos que eu venero como Half Life. Riquesa de detalhes e tecnologia de ponta me agradam, certamente, mas devo confessar que a simplicidade e eficiência do NDS me impressionam.

O que me deixa realmente pensando se os games para PC não são excessivamente grandes e pesados. Parece que como o PC é uma configuração aberta e heterogenea os desenvolvedores não se empenham em utilizar o máximo que o hardware pode oferecer deixando de otimizar exaustivamente seus jogos para retirar o máximo possível do hardware. Ficando para nos a responsabilidade de trocar de hardware periodicamente.

Um bom presente de natal para velhos gamers da época do NES e SNES que querem jogar bons jogos, ou para os filhos pequenos desses gamers. Os jogos são caros e estão na faixa de R$120 no Mercado Livre e R$150 em lojas tradicionais. Existe a possibilidade de usar flash cards é verdade. Mas jogos bons deveriam ser prestigiados e comprados para recompensar os desenvolvedores. Enfim, tente encontrar um e dar uma testada, vale a pena. Mas cuidado que ele pode conquistar você.

Nenhum comentário: