sexta-feira, janeiro 04, 2008

Novo ano, novo PC.

Resolvi fazer aquele upgrade básico no meu PC neste ano que se inicia. Estou oficialmente trocando a plataforma AMD pela Intel pela segunda vez na minha vida. A primeira foi meu antigo Pentium MMX 200Mhz que na verdade era um 166Mhz remarcado e com overclock, o que eu somente fui descobrir quando fiz um upgrade para um AMD K62 de 450Mhz. Meu primeiro micro foi um Cyrix 486DLC (ou algo assim) que me lembro até hoje custou U$1.200,00 guardados com muito esforço durante um ano pelo meu pai.

Depois do K62 eu fui de AMD sempre que precisava. Peguei um Duron 800Mhz no seu lançamento, um Atlhon 1.2Gz, um Atlhon XP 1800+, um Sempron 3100+ e por fim meu atual Atlhon64 3200+. Sempre conseguindo um custo benefício imbatível. Tinha performance igual ou um pouco menor do que os processadores Intel por um custo bem mais baixo. A companhia verde sempre esteve em alta comigo.

Mas a gigante Intel lancou a arquitetura Core e deu uma surra na AMD com processadores de clock mais baixo com um desempenho extraordinário. No seu lançamento o Core2 Duo de 1.8Gz batia fácil, fácil vários processadores de 2.2Ghz e 2.4Ghz da AMD em tarefas comuns como compactação de arquivos, jogos e tantos outros benchmarks.

Hoje a balança do custo benefício esta pendendo para a Intel com a série Core2 Duo E4000 sendo o modelo E4500 o campeão disparado na relação performance X preço, neste artigo da Anantech os benchmarks mostram que ele perde por pouco para E6550 que custa aqui no brasil cerca de R$180,00 mais caro.

Com todas essas considerações montei minha nova configuração Intel da seguinte maneira:
  • Processador: Intel Core2 Duo E4500 (2.2Ghz)
  • Placa mãe: Intel DG31PR
  • Memória RAM: 2 módulos de 1GB cada DDR2 800Mhz Kingstone.
  • VGA: XFX Geforce 8600GT DDR3 256MB.
Com isso o Windows Vista pode ser uma opção de sistema operacional e os jogos mais modernos rodam com uma qualidade razoável.

Provavelmente este será meu último upgrade para um desktop, um micro de mesa. Meu próximo PC muito provavelmente será um notebook ou para ser mais exato um "desktop replacement" como algumas pessoas chamam os notebooks com tela de 17 envenenados.

Assim que conseguir as peças coloco aqui no lost+found uma análise do desempenho.

Abraços e feliz ano novo a todos.

Nenhum comentário: