segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Picasa - do Google!

Esse final de semana estava na casa de alguns amigos quando veio a tona a questão de retirar os "olhos vermelhos" das fotos digitais. Imediatamente me lembrei do Picasa, software para organizar e retocar as suas fotos. A Liliana me pediu um pequeno tutorial de como utiliza-lo e estou colocado esse passo-a-passo aqui no lost+found! Vamos lá.

O Picasa faz parte do pacote de aplicativos da Google para o seu computador, o Google Pack. Você pode instala-lo junto com o Google Pack ou instalar apenas ele indo diretamente a sua página de download. A vantagem de instalar o pack é que ele é composto por outros softwares, grátis, que são muito bons. Os software desse conjunto que mais valem a pena são o Skype, Firefox, Norton Security Scan e o Google Desktop. Este último indexa seu computador e você pode pesquisar ele por uma interface igual a do Google. Você pode encontrar mais informações sobre o Google Desktop aqui. Pretendo escrever sobre ele em um futuro próximo.

Mas se você realmente só quer o Picasa o outro link faz o download de um executável com um instalador estilo "next, next, next, done". Após a instalação o Picasa irá lhe informar que ele estará procurando imagens na sua máquina e criando um catalogo com elas. Após o catálogo ficar pronto você verá uma tela mais ou menos como a tela abaixo:


Aqui você pode ver as pastas com fotos que ele achou no seu computador e as fotos da pasta que está atualmente selecionada. Na parte de baixo existe uma série de comandos úteis como exportar as fotos para um outro local, enviar por e-mail (redimensionando para que fique com um tamanho racional para se mandar em um e-mail :) ), colocar as fotos em um álbum virtual na internet ou colocar diretamente em um blog no serviço de blog do Google o Blogger.

Clicando duas vezes em uma das fotos iremos a uma outra tela onde a foto é exibida na maior parte da tela e no lado esquerdo existe um menu com comandos de edição, entre eles o que nos interessa que é o "Olhos Vermelhos".


Escolhendo o comando para olhos vermelhos basta seguir o texto explicativo e aplicar o comando em cada olho da foto. Se não ficar legal clique em cancelar e selecione um pedaço menor da foto até que você consiga o resultado desejado.


Pronto, já temos nossas fotos sem os olhos vermelhos! Simples certo?

O Picasa tem diversos outros recursos para edição simples e retoques na imagem. A dica é explorar o que o software tem para oferecer sem medo de estragar as fotos. Sempre que o resultado não lhe agradar você pode facilmente voltar a alteração com o botão "desfazer".

Espero que tenham gostado do mini-tutorial, abraços.

Nenhum comentário: