sexta-feira, maio 15, 2009

Um pendrive realmente rápido…

Meu pendrive da Kingston de 8Gb foi pro beleléu. Agora ele grava apenas cerca de 500Mb antes de dar erro, travar o Windows e afins. Fiquei realmente chateado, deve ser meu décimo pendrive… Todos dão problema comigo… Parece mimimi mas é verdade! Já tive Kingston, LG, Sandisk e nenhum deles durou mais de 1 ano comigo.

Precisava comprar um novo (pois agora criei dependência desse tipo de armazenamento externo rápido e barato) e fui a caça. Parte da minha “dependência de pendrives” se deve ao fato que eu costumo sincronizar todos os meus arquivos pessoais com o Synctoy 2.0 na minha máquina de casa para ter os documentos da pós, backup do meu servidor pessoal de SVN, meus livros de RPG em PDF, coisas diversas, instaladores, fotos, PortableApps, etc sempre a mão quando necessário.

Fui no shopping Omar aqui no centro de Curitiba, na Compumaster (que já devo ser sócio porque comprei muitos pendrives lá) e me deparei com a belezinha abaixo:

photo

O que me chamou a atenção foi o texto “Ultra High 180X Read Speed”. Fiquei animado, geralmente copiar vários arquivos pequenos para o meu pendrive antigo era um sofrimento. Muito, mas muito lento mesmo. Era mais produtivo compactar os arquivos em um arquivo maior e copiar este último para aproveitar a performance superior na cópia de arquivos em áreas contíguas da memória flash (estranho isso né? vou pesquisar a respeito…).

Não perdi tempo e coloquei ele para trabalhar com o HDTune contra o pendrive da Kingston de 1Gb que tenho como backup, e que nunca deu problema porque ele era originalmente da minha esposa :) .

image

É necessário desconsiderar a utilização da CPU por estou trabalhando ao mesmo tempo da medição. Mas os números não são nada maus… Vamos ver como ele se comporta contra o Kingston DataTraveller 2.0 de 1Gb.

image

A diferença é gigantesca…

Pendrive

Mínimo

Máximo

Média

Burst

Patriot Xt (8Gb)

21.7

26.4

25.4

20.9

Kingston DataTraveller 2.0 (1Gb)

9.5

11.0

10.8

6.3

E no gráfico fica ainda mais nítido…

image

Encontrei esse brinquedo por cerca de R$80,00 e posso lhe dizer que foi um ótimo investimento! Abaixo os dois adversários que duelaram nestes pequeno e descompromissado benchmark:

photo2

Se você está procurando um pedrive com ótimo custo benefício não precisa procurar mais. O Patriot Xt 8Gb é a bola da vez.

Abraços!

Nenhum comentário: