quinta-feira, maio 21, 2009

Uma semana de Windows 7

Estou impressionado. O Windows 7 RC (release candidate) está realmente estável, polido e pelo menos para mim pronto para o lançamento. Existem vários posts de como foi a instalação do sistema e como ele se parece, portanto não vou entrar nesse tema, vou falar do que eu achei de usar ele como sistema principal e se encontrei algum problema com ele. Além das coisas subjetivas que eu mais gostei. Vamos lá!

Coisas mais importantes primeiro, ok? Encontrei alguns problemas com o RC, nada que invalide seu uso ou que não faça o uso do RC de graça até o ano que vem uma boa oportunidade. São pontos pequenos e que devem estar corrigidos até o lançamento.

  1. Algumas vezes o sistema fica lento em algumas operações com o Windows Explorer. Nada grave, nada que impeça algum trabalho, apenas ele para “para pensar” durante um ou dois segundos.
  2. Um erro que ocorreu apenas uma vez mas me obrigou a reiniciar o sistema foi quando tentei esvaziar a lixeira (que estava bem cheia) e o Windows 7 ficou indefinidamente tentando apaga e mostrando a janela com a animação da operação para mim.

Os pontos positivos são bem mais extensos…

  1. O sistema operacional é bonito (pacas) e agradável de usar. O desempenho é visualmente maior que o do Vista e as operações de abertura de programas são perceptivelmente mais rápidas.
  2. Ele é bastante estável, mas não tão estável quanto minha instalação do Vista Business x64 por causa dos probleminhas já apresentados.
  3. O visual do novo Windows Explorer é bem mais prático do que o do Vista. Além de mais ágil como todo o resto do sistema comparado com o Vista.
  4. É recomendado que você instale o Windows Live Essentials para ter um cliente de e-mail, MSN Messenger, Galeria de Fotos, etc. E isso é um ponto positivo pois a suíte de programas LIVE é muito bem feita.
  5. A nova barra de tarefas funciona muito bem, não confunde (eu pelo menos senti isso) e não atrapalha. Na verdade até sinto falta dela no XP e no Vista agora.

Minha humilde sugestão a Microsoft… Não estrague toda essa propagando grátis e esse sentimento de “produto bem feito” que o Windows 7 está dando a nós usuários do Beta e do RC. Não coloque um preço exorbitante na versão final… E por favor não adicionem mais nada nele! Se está funcionando não corram o risco de quebrar alguma coisa no último instante.

No mais é isso. Vale sim muito a pena baixar de graça o RC e usar até o início do ano que vem. Ainda vou continuar com minha partição do Vista caso algo saia muito errado (afinal o RC é apenas um Beta metido a besta :) ).

Abraços.

Nenhum comentário: