terça-feira, março 13, 2012

Meu Mac Mini

Resolvi comprar um Mac Mini de entrada no fim de semana passado. Na verdade foi uma compra planejada por assim dizer. Desde que vendi meu desktop e comprei o excelente Dell XPS 15 meu antigo monitor, teclado e mouse ficaram a toa, esquecidos no escritório. O monitor da Samsung estava conectado ao notebook, basicamente para passar vídeos do Cocórico e Galinha Pintadinha para meu filho.

Sempre quis ter um Mac, mas o preço e a minha razão me impediam de ter um. 

Até que encontrei estes dois excelentes posts sobre o mini


A ideia foi foi amadurecendo. Alguns projetos pessoais foram surgindo que envolviam ter um Mac de entrada. A necessidade de ter um computador sempre ligado e disponível para baixar coisas da internet e ligar minha impressora para que as outras máquinas da casa pudessem acessar pesou também. Enfim, criei varias desculpas mentais para comprar o mac e quando eu consegui convencer a mim mesmo foi questão de ir até a loja e correr para o abraço.

Comprei ele na A2You do shopping Barigui aqui em Curitiba e a experiência de compra foi muito boa. O atendimento foi excelente. O rapaz que falou comigo entendia bastante do equipamento, soube responder minhas perguntas e quando eu fui bastante técnico (perguntei se o i5 de 2.3Ghz tinha  hyper-threading) e ele foi na página da Apple procurar. Enfim, vendedor competente e gente boa.

Desconto negociado para pagamento a vista, compra decidida, fui olhar os periféricos. Não queria pagar o preço do teclado wireless e nem do Magic trackpad/Migth mouse. Mas gostei do Wired Keyboard. Teclado com fio completo, com teclado numérico, duas USB de cada lado (é, ele funciona como um hub USB 2.0) que aumentaria um pouco a quantidade de portas disponíveis, além de ser bonito pra caramba. Resumindo, entrou no pacote, com desconto também.



Instalei ele na minha mesa de casa, conectado com meu subwoofer da Edifier, monitor Samsung, mouse em fio, impressora HP e um HD de 500Gb externo da Western Digital. Mac ligado e algumas perguntas depois e eu já estava no MacOS Lion tentando me familiarizar com o bichano. Tudo muito legal e bonito. Mas o sistema operacional merece um post só para ele no futuro. Um post de um usuário Windows/Linux de longa data.

E a performance dele? Recomendo que você coloque 8Gb de memória assim que possível. Não pense, apenas coloque. Os 2Gb que vem com ele comprometem muito a experiência de uso. Com o Chrome, Mail e iCal aberto ele já fica mais lento. Instalei um programinha para ver a memória disponível da App Store e ele acusou cerca de 20Mb livres, nada bom.

O processo de troca de memória é bem simples, como demonstrado no blog Biblioteca Unix. Alias nesse post tem uns comentários bem interessante sobre o Mac e sobre a necessidade do upgrade de memória.



É simples mesmo, e encorajado pela Apple. Tirei a imagem acima do site de suporte da empresa. Eu peguei módulos de memória da Kingston (paguei aproximadamente R$170 em 8Gb) e tudo funcionou.

Com o upgrade de memória ai sim, tudo bastante rápido e fluido. Uma máquina bem confortável de usar. Silenciosa, você não percebe que está ligada. Aquece muito pouco também. Acredito que vai ser um ótimo servidor de iCoisas (arquivos, música, impressora, streaming de vídeo) porque consome bem pouca energia (cerca de 10W em idle).

Enfim, gostei da compra. Sim, é um pouco caro se você for montar uma máquina similar com peças do mercado (placa mãe, gabinete, etc). Mas se você somar o pacote: desing, consumo energético, facilidade de instalação, MacOS X, tamanho, nível de ruído, etc. acredito que seja um bom negócio. Um Mac relativamente acessível para nós tupiniquins.

2 comentários:

Fabio disse...

Opa, td bem?
Bacana o post.Parabéns pelo novo brinquedo. Tb sou dono de um mac mini, que adquiri em Janeiro deste ano e, posso afirmar: estou mto satisfeito!
Assim como vc, li o post do Augusto Campos no Br-Mac e ele é fera! Me decidi a comprar depois de ele me responder uma pergunta!
Tb fiz um up de memória pra 8GB assim que o tirei da caixa.
Como periféricos, comprei um wireless keyboard e um magic trackpad da Apple pois queria uma experiência completa no novo OS Lion. Já o monitor, optei por um LG com tecnologia IPS. Tb está suprindo minhas necessidades mto bem.
Mu notebook windows virou o media center aqui em casa,rs. Ele fica o tempo todo ligado direto à TV e, nele baixo meus seriados e assisto numa boa.
Já o mini, virou meu desktop e estou passando tds as minhas músicas para o iTunes dele (ainda não posso sincronizar meu iPhone e iPad direto no mini).
Quem estiver na dúvida: não hesite, o mini vale muito a pena!
Abraço!

Lauri P. Laux Jr. disse...

É isso ai. O Mac Mini foi a minha porta de entrada no mundo Mac e estou curtindo bastante. Valeu pelo comentário! Abraços.