quinta-feira, março 15, 2012

Não consigo imprimir do PC para o Mac... Culpa do Power Box da GVT!

Estou desde domingo tentando configurar o Mac Mini como servidor de impressão aqui em casa. Para isso estou compartilhando a minha HP Photosmart 3100 no Mac e nos outros dois PCs instalei o Bonjour Print Service para Windows. Para os meus amigos do Linux o Bonjour é uma implementação da Apple do zeroconf.

Existe vários tutorias na internet explicando como instalar o serviço nos PCs Windows. Mas basicamente você instala o Bonjour Print Service em seu PC. Depois de instalado no PC você executa um wizard que mostra a impressora conectada no Mac, depois o programa pede o driver da impressora e instala o periférico.


DICA: A grande vantagem de você utilizar o driver correto da sua impressora é poder utilizar as configurações de impressão específicas, alterar a qualidade, papel, essas coisas.


Nesse momento estou com meus dois PCs conectados via bonjour e imprimindo que é uma beleza.

Mas não foi bem assim até agora a pouco. Quando eu instalava o Bonjour nos PCs eles não achavam nenhuma impressora, nada.

Removi o iTunes, os outros softwares da Apple, alterei regras do meu firewall, refiz o procedimento no Mac varias vezes e nada. Pesquisei em fóruns, no suporte da Apple, no Google e via algumas pessoas com o mesmo problema, sem conseguir resolver. Pensei até em re-instalar o MacOS para ver se tinha algo errado com ele. Que bom que eu não fiz.

Pesquisei sobre o Bonjour e descobrir que ele é baseado em UDP e que tem alguns routers que não se entendem com o serviço. Hum... Pensei "eu tenho meu antigo router aqui". Um router b/g (54Mbs), mas eu ia perder o wifi b/g/n (150Mbs) do Power Box. Beleza, sem grandes problemas, fui testar.

Configurei o meu router wifi da TP-Link, conectei o mac, conectei o Dell XPS, abrir o wizard do Bonjour e a impressora estava lá.

Não satisfeito voltei para o wifi do Power Box, testei várias configurações, removi UPnP, coloquei de volta, etc. e nada da impressora voltar a aparecer no PC.

Removi o wifi do Power Box, liguei de novo meu TP-Link e a impressora aparecia. Terminei de configurar o router velho, fiz os meus port-forwards de praxe, testei conexão UPnP pelo uTorrent (adoro essa funcionalidade dele), reservei IP de DHCP dos PCs, etc. Um trabalhão, mas ficou do jeito que eu queria.

Instalei o AirPrintActivator também e agora o iPad da Paula e os iPhones conseguem imprimir também. Mas isso é assunto para um post só para ele.

Caraca, o Power Box da GVT tem um bug que impede que o Bonjour Print Service funcione. O equipamento, de alguma maneira, ferra com as conexões UDP da rede, e consequentemente com o serviço de impressão.

Alguém precisa avisar os caras. Gerar uma nova versão do firmware do equipamento. O problema é ser atendido por alguém via telefone que entenda o problema.

É, pensando bem, deixa pra lá.

Vou ficar com meu antigo router wifi, mais tarde no ano compro um padrão b/g/n. Agora vou dormir que foi muita aventura geek para uma noite de quarta-feira.

Mais informações sobre integração de Macs e PCs.


7 comentários:

Renato disse...

Caraca meu... Estou exatamente com o mesmo problema, será que não tem solução e vou ter que tirar o Power Box?

L. P. Laux disse...

Oi Renato. Então, no meu caso eu tinha meu router antigo da TP-Link e resolveu meu problema. Eu perdi alguns dias tentando resolver com o Power Box e não consegui.

Não sei se ligando para a GVT resolveriam porque no máximo eles vão te mandar um outro Power Box com essa mesma limitação. E explicar oi que é o Bonjour para o atendimento telefônico deve ser divertido...

Além de que ter um router wireless em outra rede com maior controle das configurações me da uma sensação maior de segurança.

Se você tiver mais sorte com o seu Power Box me avise que eu posto aqui a solução.

Anônimo disse...

Opa! Estava com o mesmo problema e procurando descobri esse post. Depois de bater cabeça um tempinho descobri como resolver, pelo menos pra uma rede só wireless (não uso cabos aqui): basta desabilitar o "Multicast - IGMP Proxy Internal".

Como fazer: logue na administração do powerbox, edite o endereço no navegador pra dizer 192.168.25.1/index2.cgi (ou seja, tire tudo que vem depois de index.cgi e coloque o 2 ali). Você vai cair na tela de administração original da sagemcom. Clique em 'Network connections' e depois em 'Lan Bridge'. Clique em 'Routing', desmarque a opção 'Multicast - IGMP Proxy Internal', clique em 'Apply'. Seu mDNS deve estar funcionando!

L. P. Laux disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
L. P. Laux disse...

Valeu pela dica Kov.

Mas no meu powerbox o endereço http://192.168.25.1/index2.cgi me devolve um 404 Not Found.

Para desencargo eu testei logando no powerbox e mudando o endereço e também abrindo uma nova sessão do browser.

Também tentei logar por telnet (não custa) e ganhei um connection refused :(

Alguma idéia???

Carlos Eduardo Buarque disse...

Tentei a dica do kov, mas assim como o Lauri, para mim retornou "Error 404". Alguma ideia kov?

Unknown disse...
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