segunda-feira, março 17, 2008

CPU 64Bits já? Demorou...

Já faz bastante tempo que a AMD lançou os primeiros processadores AMD64 (ou EMT64 para a Intel ou x86-64) e até hoje a maioria das pessoas utiliza sistemas operacionais de 32bits. Estranho para um mercado que vive de inovações e upgrades. Até recentemente eu mesmo não ligava muito para o fato do meu antigo Atlhon64 rodar o Windows XP 32bits porque tudo que eu queria fazer nele funcionava de forma maravilhosa.

Semana passada comprei mais 2Gb da ótima memória Kingston de 667Mhz DDR2 por apenas R$160,00. Digo apenas porque a dois anos atraz comprar 2Gb seria loucura e não sairia por menos do triplo desse preço. Assim consegui um máquina com os número mágico de memória RAM: 4Gigabytes.

É obvio que o meu XP não reconheceu tudo isso, qualquer sistema operacional de 32bits não possui capacidade de endereçar essa quantidade de memória e mais os dispositivos e memórias secundárias, como a da placa de vídeo. Para isso é necessário um sistema operacional de 64 Bits.

A bola da vez pra mim é o Windows Vista Home Premium 64Bits. Vou avaliar o SO e também o Ubuntu Linux x64. Vamos ver como se comporta esse "nova" arquitetura. Nos próximos dias posto aqui as impressões gerais. Abraços!

Nenhum comentário: