quinta-feira, março 13, 2008

Segurança na internet. A maioria ignora completamente...

Trabalhar com tecnologia tem suas vantagens e desvantagens como tudo na vida. Uma das vantagens é que a tecnologia não reclama muito, e na maioria das vezes não tem vontade própria. A desvantagem é que tudo muda toda hora e as vezes você não sabe bem ao certo porque mudou, quando mudou e se já temos previsão das próximas mudanças porque o que sabemos de antemão é que se mudou agora vai mudar de novo :) .

O interessante é que para a grande maioria das pessoas essas mudanças são ignoradas completamente seja por vontade própria, condição social ou simplesmente porque essas pessoas não estão nem ai para as tendências tecnológicas.

Computadores estão cada vez mais fazendo parte de tudo, democratizando, por assim dizer, o acesso a informação em um mundo que ainda teme essa liberdade ou não sabe reagir a novas tendências e comportamentos. Isso nos faz pensar em quantas pessoas navegam pela internet diariamente sem sequer suspeitar que a web é um território perigoso.

Anti-vírus, spyware, phishing, trojan são palavras as vezes temidas mas quase sempre incompreendidas pelas pessoas. Graças a wikipedia esses termos podem ser aprendidos da forma correta, falta apenas as pessoas conhecerem a Wikipedia :) ou seguirem os links acima.

Vivo escutando pessoas que estão completamente alheias e esses conceitos e navegam na internet sem nenhuma segurança. Essas pessoas podem a qualquer momento se tornar vítimas de uma dessas ameaças e só vai restar culpar a ferramenta internet pelo ocorrido. O que é uma baita injustiça com a pobre da web.

Por isso siga o básico do básico com relação a segurança.
  • Instale um antivírus. Se você não sabe se você tem um instalado ou não sabe o que é isso visite o site do AVG Free (http://free.grisoft.com) e puxe o programa. Ele é de graça (de graça mesmo, não é pirata) e oferece uma boa proteção para que não tem nenhuma.
  • Use um anti-spyware regularmente. A própria Microsoft tem um bem básico chamado Windows Defender e um recomendado pelo google e disponível pelo Google Pack chamado Spyware Doctor. Uma informação importante é que o Windows Defender valida sua cópia do Windows e por isso seu Windows precisa ser original.
  • Somente acesse sites de instituições financeiras digitando (isso mesmo digitando) na barra de endereços. Nunca utilize links enviados por e-mail ou que estejam em páginas ou Orkut. lembre-se que o site deve ser "seguro" que significa que o endereço inicia com "https://" e que o navegador apresenta o cadeado na barra de informações. E lembre-se: na dúvida não clique e ligue para o 0800 da instituição financeira e peça ajuda para identificar se a página ou e-mail é mesmo deles.
  • Sempre atualize seu Windows ou configure o mesmo para que faça isso regularmente para evitar que pessoas mal intencionadas possam explorar problemas na sua máquina. Se você não sabe o que é isso vá em http://windowsupdate.microsoft.com e siga as instruções.
  • Sempre utilize um firewall enquanto estiver conectado na internet, o que significa 100% do tempo para a maioria das pessoas que eu conheço. Se você não sabe o que é um firewall a wikipedia pode te ajudar com este link. A Microsoft carinhosamente colocou um Firewall no Windows XP SP2 (se você não sabe o que é SP2 sugiro que você atualize o seu computador como descrito no link acima, ou consulte a wikipedia :) nesta pagina a Microsoft ensina "Noções básicas sobre o Firewall do Windows".
Com essas precauções você vai ser um usuário mais seguro e feliz na sua vida com a internet. Caso você esteja em uma Lan House, bem, o micro não é seu... Eu particularmente não acessaria sites importantes de uma LAN house a não ser que estivesse desesperado ou com uma VPN disponível :) .

Abraços.

Nenhum comentário: