segunda-feira, abril 14, 2008

Impressões do Vista Business (x86)

Neste final de semana tomei coragem e instalei o Windows Vista Business 32Bits no meu computador de casa. Consegui uma licença na PUC PR através do programa Microsoft Academic Alliance que fornece licenças de software para estudantes de cursos de graduação, pós e mestrado na área de informática a engenharia. Se você é estudante de um curso da área se informe em sua instituição de ensino sobre esse programa. É importante usar programas legalizados para incentivar o mercado do software local e respeitar o mercado que nos atuamos.

A instalação levou menos de 1 hora, e a instalação do Service Pack 1 (já que estou usando o Vista em inglês) mais o mesmo tanto. Instalei os drivers da placa mãe e ficou apenas faltando minha webcam e minha impressora. Ambos os drivers facilmente encontrados na web.

Minha impressão inicial é que o sistema é bem robusto. Nenhum travamento, nenhuma incompatibilidade até agora com nenhum programa. Ainda é muito cedo para afirmar que está tudo 100% mas esse final de semana a nova criação da Microsoft se comportou bem.

O uso de memória realmente é o que mais chama a atenção. Depois de totalmente configurado o sistema está iniciando com cerca de 800Mb após o boot. Um aumento de 150% em cima do XP na mesma máquina. A diferença é que eu otimizei o XP e ainda não fiz o mesmo com o Vista. Durante essa semana vou mexer nas configurações para ver se o quadro melhora. Mas sinceramente como tenho 4096Mb de RAM dos quais posso usar 3200Mb (o sistema é 32bits, lembrem-se) é bom que toda essa memória seja usada desde que de forma eficiente.

Enquanto isso estou também aguardando o Ubuntu Linux 08.04 LTS ser lançado nos próximos dias. Esse sim vou de 64Bits, e vou tentar manter apenas uma distro Linux instalada na minha máquina :P

Nenhum comentário: