terça-feira, abril 08, 2008

Vida digital para dummies...

A grande quantidade de informações que nos temos que entender e analisar hoje em dia é enorme. E não é raro as pessoas se sentirem literalmente perdidas quando se deparam com novas tecnologias ou até mesmo ferramentas já antigas para o mundo digital mas totalmente novas para a grande maioria.

Esse final de semana uma amiga me chamou de "iniciado" no mundo digital. Ela estava reclamando que não conseguia colocar uma foto no seu blog. Achei estranho, porque aqui no blogger a ferramenta visual é muito intuitiva. Mas entendo o problema e concordo com o fato que nem sempre o óbvio para nos "iniciados" é simples como nos parece.

Até mesmo nos, profissionais de TI, tiramos sarro de nos mesmos periódicamente por não sermos iniciados em alguma ferramenta. A série de livros "for dummies" é uma prova disso. Quando comentei que ia escrever aqui no lost+found um tutorial "for dummies" a Lili ficou indignada. Tendo vivido na inglaterra por algum tempo esse termo era realmente ofensivo. Estranho, porque eu achava que era uma forma carinhosa de dizer que você não entende patavina do assunto.

A série "for dummies" tem até um verbete na Wikipedia! Você pode ver o verbete inteiro neste link. Além do site oficial que é bem humorado. A filosofia dos livros é ser "user friendly":

For Dummies is a prolific series of instructional books which are intended to present non-intimidating guides for readers new to the various topics covered. Despite the title, their publisher takes pains to emphasize that the books are not literally for dummies. The subtitle for every book is "A Reference for the Rest of Us!"

A grande sacada dessa era da informação é que conhecimento é grátis. Você tem toda a internet, a Wikipedia, o Google e afins para entender qualquer aspecto ou tecnologia. Mas temos atalhos, como essa série que condensa a informação e apresenta de forma clara e objetiva para "não iniciados". Agora "for dummies" nem fica tão ruim para os livros...

Nenhum comentário: