terça-feira, maio 20, 2008

Flamewars e Trolls

A muito tempo atrás em uma galaxia distante a internet ainda não era tão evoluída. Blogs ainda não eram comuns e o melhor mecanismo de busca era o www.cade.com.br, pelo menos para seres brasileiros como eu.

Naquela época uma das melhores ferramentas para trocar idéias sobre um assunto comum, empresa, equipamento ou qualquer outra coisa eram as lista de discussão. Um local onde você cadastra seu e-mail e a partir dai todo e-mail que você envia para o e-mail da lista é replicado para todos os participantes. Dessa forma todos recebem as mensagens e podem opinar, discordar ou simplesmente polemiza, o que era o mais comum. Afinal, existem pessoas que não conseguem lidar bem com a liberdade de pensamento.

Para aquela pessoa que atrapalha uma discussão de forma a apenas criar polemica, discordar para criar atrito, com o objetivo de "zoar", a consciência coletiva da internet deu o carinhoso nome de Troll. Sim, aquele ser que aparece em diversas mitologias européias e inclusive no Hobbit de J.R.R. Tolkien. Troll é aquele mala que só quer destruir as idéias dos outros, seja por ter uma opinião contrário ou simplesmente porque não tem mais nada de útil para fazer. Além de criar flamewars... Ah, nossa amiga Wikipedia tem uma ótima definição para troll.

Um troll , ou trasgo em português, na gíria informática, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a enfurecer ou provocar as pessoas numa discussão. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars.

E você deve estar se perguntando o que é flamewars... A Wikipedia novamente vem salva-lo.

Flaming
(tradução literal para o português: inflamar) é o ato de publicar mensagens deliberadamente hostis e ofensivas dentro do contexto de uma discussão (normalmente na Internet). Tais mensagens são chamadas de flames (tradução literal para o português: chama, labareda), e na maioria dos casos são publicadas em respostas a mensagens de conteúdo considerado provocante e/ou ofensivo para aquele que publicou o flame. Praticantes de flaming são chamados de flamers ou trolls.

...

Uma flame war (tradução literal para o português: guerra inflamada) é uma série de flames que ocorre em grupos de discussão eletrônica, como a usenet, listas de discussão via email ou fóruns de internet. Há diversas características inerentes à comunicação eletrônica que são citadas como as maiores responsáveis por flame wars. Comunicações eletrônicas não transmitem facilmente expressões faciais ou tons de voz, elementos fundamentais para que se entenda corretamente o tom de uma mensagem. Além disso, normalmente há um intervalo de tempo entre a publicação de uma mensagem, a leitura da mesma e a resposta à mensagem supracitada, fatos que podem acarretar na leitura de uma mensagem em um estado emocional e a publicação da resposta em um outro estado totalmente diferente.

Hoje em dia os grupos de discussão estão em baixa, os blogs, foruns e o (inútil) Twitter estão em evidência. Mas os trolls são criaturas que se adaptam rapidamente a novos ambientes e já tomaram de assalto todas essas ferramentas. Dizem que alguns se materializaram no nosso mundo físico e foram para Brasília...

Por isso faça parte do grande movimento da Internet... Não alimente os trolls...

Não alimente os trolls

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, queria saber o teu e-mail pra falar sobre uma placa de vídeo que temos em comum, XFX GeForce 8600GT XXX. Estou com problema para setar a resolução máxima do meu monitor (1680x1050) e queria saber se podes me ajudar. Se der pra ajudar, meu e-mail é igordasilvapaes@hotmail.com obrigado!