sexta-feira, maio 30, 2008

O Disney do nosso tempo?

Shigeru Miyamoto é uma pessoa calma e tranqüila. Seu nome não aparece na mídia do Brasil e se você perguntasse na rual sobre ele alguém podia confundir com um prato da cozinha japonesa. Mas se você perguntar quem é o Mario acredito que a resposta seria diferente.

O New York Times trouxe uma matéria excelente sobre o homem que é para a indústria de games o que Walt Disney foi para a indústria de entretenimento mais convencional. Vale conferir toda a matéria no site do NYT mas abaixo estou retirando um trecho que eu curti:

Mario, the mustached Italian plumber he created almost 30 years ago, has become by some measures the planet’s most recognized fictional character, rivaled only by Mickey Mouse. As the creator of the Donkey Kong, Mario and Zelda series (which have collectively sold more than 350 million copies) and the person who ultimately oversees every Nintendo game, Mr. Miyamoto may be personally responsible for the consumption of more billions of hours of human time than anyone around. In the Time 100 online poll conducted this spring, Mr. Miyamoto was voted the most influential person in the world.
Mario, o encandador italiano bigodudo que ele criou a quase 30 anos atrás, se tornou um dos personagens de ficção mais reconhecíveis do planeta, rivalizando apenas com Mickey Mouse. Como o criador das series Donkey Kong, Mario e Zelda (que em conjunto vendeu mais que 350 milhões de cópias) ele é a pessoa que supervisiona todos os jogos da Nintendo. O senhor Miyamoto pode ser pessoalmente responsável pelo consumo de bilhões de horas em uma atividade que qualquer outra pessoa no mundo. Na enquete online Time 100 feita este verão o senhor Miyamoto foi votado a pessoa mais influente do mundo.


Pena que a Nintendo veja o Brasil como um pais inviável para investir devido a alarmante taxa de pirataria de software em consoles de videogames (os números mais otimistas dizer que 90% dos jogos comprados aqui são piratas).

Parabéns ao Miyamoto e a Nintendo que junto com o Mario (Mario 1,2,3,World) e Zelda (Zelda 1,2,Link to The Past) foram responsáveis por centenas de horas do MEU divertimento nesses últimos 30 anos.

Não deixem de ler a matéria. Abraços.

PS. Será que está na hora de comprar meu Wii???

Link para a matéria.

Nenhum comentário: