sexta-feira, maio 09, 2008

RTFM é agora GIYF

RTFM... "Read The Fucking Manual", essa foi uma resposta que recebi quando trabalhei em um projeto de desenvolvimento que tinha equipes do Brasil e de fora trabalhando juntas. Eu não me lembro da pergunta, mas ela devia ser estúpida o suficiente para que a pessoa tenha me respondido: "Leia o Maldito Manual", em tradução livre.

Realmente, o manual de instruções é seu amigo. Ele pode te ajudar a sair de situações realmente simples e as vezes embaraçosas de tão estúpidas que são. Mas parece que ler manual é exceção para a maioria das pessoas que não são da área de tecnologia (e até para algumas que são). Eu e alguns seletos amigos temos esse péssimo hábito de ler manuais de instrução de todas as coisas que compramos, desde celular a forno de microondas. E não é que eles realmente explicam algumas coisas interessantes! Claro que nem todos os problemas se resolvem facilmente com manuais e que RTFM é uma resposta um tanto quanto deselegante.


Mas a resposta do e-mail, RTFM, que eu recebi era mais abrangente. Nessas quatro letras estava implícito vários significados. Um deles era "se você levantar a bunda da cadeira e procurar você vai achar a resposta". Ou então "pare de desperdiçar o meu tempo com perguntas que você já tem e não sabe procurar". Mas a que mais me agrada é "se existe um manual, ou documento, ele está lá pra ser usado". Apesar de parecer metida essa resposta me fez pensar e procurar resolver o meu problema. Apesar de para algumas pessoas o termo RTFM seja ofensivo para mim funcionou.

Isso já foi a alguns anos e está surgindo uma nova sigla para demonstrar que o que alguém está perguntando está ao alcance de todos: GIYF ou sendo mais claro "Google Is Your Friend". E realmente é um amigão. O "Google é Seu Amigo" é uma ótima resposta a uma pergunta básica que todas as pessoas que fazem perguntas "manés" deveriam receber. Nada mais justo com o Google, que nos EUA já virou até verbo: "you can google this" ou "I will google your adress". Fenomenal.

Penso que se todos (e eu me incluo nessa) realmente lessem pelo menos as primeiras páginas dos nossos manuais: nossas leis e direitos, os manuais dos nossos aparelhos eletrônicos, manuais de etiqueta e até mesmo de ética (!) seriamos um planeta mais informado, e talvez mais feliz!

4 comentários:

Anônimo disse...

Teste de comentário para a Lili!

Anônimo disse...

Teste de comentário para a Lili!

Anônimo disse...

Teste para a Lili agora no IE!

Anônimo disse...

Junior, adorei seu post! E olha que sou uma notória preguiçosa quando se trata de manuais...
Mas pelo menos o google eu já incorporei. Ele virou meu "best mate", com certeza!