terça-feira, maio 27, 2008

Web no celular só se for de graça, e olha lá...

Algumas previsões dos nossos videntes em tecnologia dizem que a internet vai se tornar móvel nos próximos anos. Que o acesso a web de dispositivos como celulares será a grande onda daqui para frente. Pena que as operadoras de telefonia celular além de atenderem os clientes mal ainda cobra uma fábula pelo acesso a dados para quem não tem um "plano de dados".

Passei por isso no último mês, como troquei de celular e o mesmo tem um navegador decente, possibilidade de utilizar o Opera Mini que além de grátis é um bom navegados móvel, e email resolvi utilizar o serviço de dados (WAP não o ZAP) para dar uma zapeada na web com o novo brinquedo.

Bem utilizei o brinquedo novo, um Nokia N73, até baixar um pouco mais de 1MB de dados. As páginas tem uma visualização relativamente boa. Mas ainda é um exercício de paciência ler qualquer coisa a partir de um celular. A tela pequena é a maior limitação. Coisa que o iPhone resolveu parcialmente mas de forma elegante.

O susto veio com a conta de telefone, para puxar 711Kb estão me cobrando R$28,44 ou como o atendente (robótico é o adjetivo menos ofensivo que me veio a cachola) mesmo disse são R$0,04 o KB. O que ele acha barato (ele me disse!) e eu acho um roubo!

Para se ter uma idéia do descaramento do roubo... Vocês sabem que um desses disquetes de 3 e 1/2, velhos que ainda nos assombram, possui 1440 KB de capacidade de armazenamento. Ou seja, puxei metade de um disquete e fui cobrado como se KB fosse ouro. Saiu na web, enviar SMS é mais caro que baixar imagens do telescópio Hubble se comparamos o custo de cada KB... Vale a pena ler o texto do forumpcs sobre isso.

Chego a conclusão que esse negócio de web móvel tem dois objetivos: aumentar de forma exponencial os ganhos das operadoras de uma forma simples e o segundo objetivo secreto é frustrar os usuários que compram um celular legal mas que fica limitado com o custo para trafegar dados.

Ai a pergunta: sair da Vivo adianta? Não sei não... acho que é tudo farinha do mesmo saco! E vocês?

Abraços.

Nenhum comentário: